segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ENTREVISTA ESPECIAL COM RODRIGO DAMASCENO

"Preferi ficar desempregado a ter que a abandonar minha gente, diz Rodrigo Damasceno."

Em um mundo onde o capitalismo selvagem impera e dita às regras, muito provavelmente a maioria dos jovens aos 25 anos optaria pela comodidade e pela estabilidade. Não foi esta a escolha de Rodrigo Damasceno Catão, o Dr Rodrigo. O menino de olhos brilhantes é também um homem determinado que decidiu abandonar o emprego estável em outro Estado para voltar para sua cidade natal, Tarauacá, onde pretendia colocar a serviço da população os 13 anos de estudo que teve em Belém. Foi aos 25 anos que Rodrigo deparou-se com seu passado, constatou sua vocação arraigada na alma e tomou uma decisão de toda a vida: Lutar por uma medicina mais humana, onde não se sirvam apenas remédio, mas onde acima de tudo lute-se para evitar as doenças causadas pelas mazelas sociais. Uma pena que o único médico com especialidade que pisou nas terras de Tarauacá nos últimos tempos, de onde é filho legitimo, não tenha tido uma recepção tão calorosa por parte dos que se acham os poderosos do município. Ao invés de palavras de incentivos os “poderosos” aconselharam Rodrigo a voltar para o Pará. 

Ainda bem que Dr Rodrigo sabe dar ouvidos apenas a quem ouve e quem fala com o coração e jamais a quem pensar ser poderoso por cargo ou dinheiro. “Tem gente que pensa que quanto pior estar melhor para outros. Eu não penso assim. Sou dos que acreditam na mudança”, diz Rodrigo. 

Foi acreditando na mudança e ouvindo a voz popular representada por 6 mil assinaturas em um abaixo assinado que pedia sua permanência que Dr Rodrigo continuou na cidade e renovou forças para lutar não apenas pela saúde, mas por políticas públicas que garantam a integridade social dos mais carentes. 

Rodrigo que continuou atendendo em Tarauacá mesmo depois de ter sofrido retaliações diz que ter permanecido no município foi a grande vitória da sua vida. “Eles cortaram todas as minhas diárias, me proibiram de atender no posto depois de determinada hora e eu sofri muitas outras pressões, mas só de ter permanecido em Tarauacá já é uma grande vitória”, declara. 

Leia abaixo trechos da entrevista com Rodrigo Damasceno, candidato a prefeitura de Tarauacá e entenda quão curto pode ser o caminho de um consultório médico e de uma prestação municipal. 

"Quero resgatar a auto estima do povo de Tarauacá"


BLOG - Porque você escolheu a Medicina como profissão, Rodrigo? 

DOUTOR RODRIGO - Escolhi ser médico para cuidar das pessoas na sua plenitude, não apenas dando alivio através de uma receita, mas cuidando do seu bem estar, cuidando das suas condições básicas de sobrevivência, garantindo os meios para que façam todas as suas refeições. Luto para que os pacientes não apenas cheguem até o medico, mas também que tenham condições de comprar os remédios. Luto por uma medicina preventiva pautada na boa alimentação e bem estar. 

BLOG - Como foi seu retorno a Tarauacá depois de mais de 13 anos morando fora do Estado? 

DOUTOR RODRIGO - Foi meio que frustrante naquele momento. Eu passei 13 anos fora da cidade, em Belém, eu passei esse tempo todo pensando em voltar pra minha cidade e quando voltei formado, pós-graduado, eu fui hostilizado por alguns dirigentes do meu município. Eles chegaram a dizer que se fossem eu eles voltariam para Belém, mas isso ao invés de me desestimular me deu forças para continuar. 

BLOG - Como foi para desenvolver seu trabalho em Tarauacá mesmo enfrentando forças contrarias? 

DOUTOR RODRIGO - Foi difícil desenvolver meu trabalho. Até me mandaram embora, mas consegui ficar na cidade por que eu tenho uma boa parceria com a população que aprendeu que ninguém precisa ter medo do médico. O médico deve ser uma pessoa amiga. 

BLOG - Como foi o retorno a Tarauacá? 

DOUTOR RODRIGO - Foi meio que frustrante naquele momento. Eu passei 13 anos fora da cidade, em Belém, eu passei esse tempo todo pensando em voltar pra minha cidade e quando voltei formado, pós-graduado, eu fui hostilizado por alguns dirigentes do meu município. Eles chegaram a dizer que se fossem eu eles voltariam para Belém, mas isso ao invés de me desistimular me deu forças para continuar, mas no primeiro momento fiquei desempregado por que não quis aceitar o conselho de deixar a cidade. 

BLOG - Como você conseguiu trabalho já que eles queriam que você fosse embora da cidade? 

DOUTOR RODRIGO - No primeiro momento eu fiquei desempregado, mas não quis em embora, eles acabaram precisando de mão de obra e eu trabalhe seis meses. Nesta época não tinha nenhum plano político e, portanto me dediquei 100% à minha vocação. Atendia uma medida de 100 pacientes por dia. Comecei a atender a todos sem distinção de sexo, raça,classe social. Em seis meses foram mais 30 escolas onde fui palestrar sobre diversos assuntos. 

BLOG - Como foi o episódio da sua transferência de Tarauacá? 

DOUTOR RODRIGO - Seis meses depois de estar atendendo em Tarauacá eu soube que eu seria transferido para Cruzeiro do Sul. Ainda cheguei a estar na escala de plantão de Cruzeiro, mas lutei para permanecer na minha cidade. Foi quando me disseram que pra mim era muito difícil por que tinha duas pessoas influentes na política local que não me queria no município. Houve um momento que achei que não teria mais jeito e por isso resolvi ir à rádio onde tinha um programa e desabafei com a população dizendo que eu já estava lotado no outro município. Quando terminou o programa uma senhora me ligou a dona Inês e disse: dr Rodrigo, o senhor não pode ir embora não. Se o senhor for embora quem vai cuidar da gente? O questionamento dela me tocou de tal forma que eu entendi definitivamente que eu tinha compromisso muito maior com Tarauacá. Foram 6 mil assinaturas que me fizeram enxergar que a população de Tarauacá é um povo acolhedor e justo. 

BLOG -Houve retaliações? 

DOUTOR RODRIGO - Sim, Sofri retaliações. Foram cortados todos os meus plantões e fui impedido de atender no posto depois de determinada hora, mas só de estar em Tarauacá já foi uma vitória. 

BLOG - Quem é sua motivação na política local? 

DOUTOR RODRIGO - Dr Jasone é um baluarte da medicina em Tarauacá e eu o admiro muito 

BLOG - Em que momento você entendeu que poderia ter uma vida política disputando mandato? 

DOUTOR RODRIGO - Entendi que não adiantava ter só boa vontade, era preciso mudar a realidade política de Tarauacá e eu vi que era chegada a hora de colocar o nome a disposição da população, mas eu só fiz esse depois da desistência do Dr Jasone que seria o candidato natural naquele momento. 

BLOG - O que a medicina significa pra você? 

DOUTOR RODRIGO - Nunca vou deixar de ser medico, mas decidi colocar meu nome a disposição da população por que entendi que é preciso fazer políticas públicas de qualidade. Precisamos potencializar ações que tenham retorno lá na ponta 

BLOG - Porque resolveu ser candidato? 

DOUTOR RODRIGO - Porque entendi que não adiantava apenas ter boa vontade e fazer o básico que era receitar. Entendi que era preciso ir além. É preciso mudar a história de Tarauacá. Eu não ficaria em paz com minha consciência se eu deixasse a cidade nas mãos das pessoas que está hoje. 

BLOG - Seus planos para o futuro? 

DOUTOR RODRIGO - Se em quatro anos eu tiver resgatado a alto estima da população de Tarauacá eu poderei dizer que sou um homem completamente realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário